Fluminense nunca perdeu para o Botafogo-PB na história; relembre todos os confrontos

Foram quatro jogos até aqui, com o retrospecto amplamente favorável ao time carioca. Nesta quarta-feira, equipes fazem o primeiro jogo da história do confronto na Copa do Brasil

Fluminense e Botafogo-PB se enfrentam pela Copa do Brasil nesta quarta-feira, a partir das 19h15, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Será o quinto confronto entres clubes na história. E o retrospecto é amplamente favorável ao Tricolor, que venceu em três oportunidades. O outro duelo entre as duas equipes terminou empatado.

O primeiro jogo entre os times paraibano e carioca foi em 1976, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. Na ocasião, o Fluminense bateu o Botafogo-PB por 3 a 0, no Maracanã, pela primeira fase do torneio nacional, no dia 22 de setembro daquele ano.

Também pudera. O cenário era bem complicado para o Belo naquele confronto. Estamos falando da Máquina Tricolor, que em 1976 já tinha Rivelino, Carlos Alberto Torres, Doval e Paulo César Caju. Os gols da vitória do Flu foram marcados por Doval, duas vezes, e pelo Capita, Carlos Alberto Torres.

Rivelino esteve na vitória do Flu sobre o Botafogo-PB em 1976 — Foto: Agência Estado

O segundo confronto entre as duas equipes foi o primeiro realizado em João Pessoa. Em um amistoso, no dia 19 de março de 1978, novamente o Fluminense levou a melhor, vencendo a partida por 1 a 0, na Paraíba. O gol da vitória foi feito por Luís Carlos.

Em 1980, pelo Campeonato Brasileiro, os clubes fizeram dois confrontos na segunda fase. O Botafogo-PB era uma das sensações da competição, já que tinha batido na primeira fase o Flamengo de Zico e o Internacional de Falcão. Por isso, ficou conhecido na época como o Matador de Tricampeões, apelido dado pela Revista Placar a um dos maiores times da história do clube paraibano em alusão ao fato de que o Rubro-Negro carioca e o Colorado gaúcho vinham de três títulos seguidos em seus respectivos estaduais.

Contra o Flu, o Belo não teve a mesma competência que teve contra o Fla. No jogo de ida, no Almeidão, em João Pessoa, no dia 17 de abril, a partida terminou empatada por 1 a 1. Marquinhos marcou para a equipe paraibana, enquanto que Tulica fez o gol do Tricolor.

Magno esteve no empate em João Pessoa em 1980. Ídolo do clube, ex-meia chefia a delegação que encara o Fluminense nesta quarta — Foto: Rizemberg Felipe / Arquivo do Jornal da Paraíba

No jogo de volta, no dia 3 de maio, no Maracanã, melhor para o time da casa, que goleou o Belo por 4 a 0, com gols de Tulica, Cristóvão Borges, Robertinho e Zezé.

Na partida de João Pessoa, em 1980, quem estava em campo pelo Botafogo-PB era o meia Magno, ídolo do clube e um dos jogadores que estiveram na vitória do Belo sobre o Flamengo, no Maracanã, naquele mesmo ano, pela mesma competição. Agora, como homenagem, o clube paraibano convidou o jogador para ser o chefe de delegação do Alvinegro da Estrela Vermelha na partida contra o Fluminense.

Time carioca espera fazer o dever de casa evitar mais uma zebra na edição deste ano da Copa do Brasil — Foto: Lucas Merçon

Para passar de fase, o Botafogo-PB vai ter que escrever mais uma nova história épica no templo maior do futebol mundial. Para isso, uma vitória, que seria a primeira do clube de João Pessoa na história do confronto, garante a passagem de fase para a terceira fase da Copa do Brasil. Já o Fluminense vai em busca de manter o retrospecto, vencendo mais uma no Rio de Janeiro diante do time paraibano. O empate leva a decisão da vaga para os pênaltis.

O quinto jogo entre Fluminense e Botafogo-PB acontece nesta quarta-feira. Será o primeiro entre os clubes na história da Copa do Brasil. O duelo está marcado para as 19h15, no Maracanã, e terá a transmissão do Sportv. Quem avançar vai enfrentar o Figueirense na próxima fase.

globoesporte

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.