Sérgio Meira aprova manutenção do formato do Paraibano para 2020: "Ficou muito bom"

Presidente do Botafogo-PB, que havia sugerido formato diferente para o estadual, garante que fórmula vai ser benéfica para o seu clube, que também vai disputar Copa do Nordeste e do Brasil

Apesar de indicar um formato diferente para o Campeonato Paraibano de 2020, o presidente do Botafogo-PB, Sérgio Meira, aprovou a manutenção da fórmula deste ano para a próxima temporada. De acordo com o dirigente, o regulamento de 2019, competição vencida pelo Botafogo-PB, foi aceita de forma tranquila e vai ser muito boa para o seu clube, que também vai disputar a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil no primeiro semestre.

Sérgio Meira é presidente do Botafogo-PB — Foto: Raniery Soares / FPF-PB

A princípio, Sérgio Meira havia indicado que o ideal para o Paraibano de 2020 seria que três clubes fossem rebaixados ao fim da primeira fase. Além disso, na 2ª divisão do ano que vem, apenas o campeão conquistasse o acesso. Sendo assim, a edição de 2021 da 1ª divisão contaria apenas com oito times.

Para o estadual de daqui a dois anos, o mandatário alvinegro gostaria que a competição fosse disputada em pontos corridos e que, ao final da primeira fase, os dois melhores colocados se classificassem para a decisão, disputada em dois jogos.

Apesar do desejo, Sérgio Meira admitiu que a mudança seria muito difícil de ser efetivada, algo que o tempo tratou de confirmar, já que a reunião do Conselho Arbitral, realizada na tarde dessa terça-feira, confirmou que a fórmula de 2019 vai ser repetida em 2020.

Conselho Técnico para definir o Campeonato Paraibano foi realizado nessa terça-feira — Foto: Vitor Oliveira / GloboEsporte.com

Sérgio Meira garantiu que o regulamento do Campeonato Paraibano foi rapidamente aprovado pelos dirigentes dos 10 clubes que vão disputar a competição na próxima temporada.

– As argumentações feitas pela presidenta da Federação, Michelle Ramalho, foram bem discutidas por todos os presidentes (de clubes) que estavam presentes. De uma forma tranquila, de uma forma ordeira, todos nós conseguimos entender a mensagem. Acho que era importante que isso acontecesse. Para o Botafogo-PB, ficou muito bom, porque nós temos várias competições a fazer na temporada de 2020. Todos concordaram com esse modelo – disse o presidente do Belo.

Para quem não sabe ou não se lembra, o formato atual do Campeonato Paraibano é o seguinte: os 10 clubes são distribuídos em dois grupos de cinco times, com as equipes de uma chave enfrentando as equipes da outra em partidas de ida e volta.

Após a primeira fase, duas equipes de cada grupo avançam para as semifinais, que serão disputadas em partidas de ida e volta. O cruzamento é dentro do grupo. Os dois melhores times do primeiro mata-mata decidem o título em jogos de ida e volta.

Dessa maneira, a competição terá 14 datas e tem início previsto para o dia 19 de janeiro. Serão dez datas na primeira fase e quatro para as semifinais e finais. O Grupo A será formado por Botafogo-PB, Treze, Atlético de Cajazeiras, Perilima e Sport-PB. O Grupo B terá Campinense, Sousa, Nacional de Patos, CSP e São Paulo Crystal. O pior time de cada chave será rebaixado.

O Botafogo-PB é o atual tricampeão paraibano e vai em busca do tetra — Foto: Paulo Cavalcanti / Botafogo-PB

Assim, apenas dois clássicos estão garantidos entre os três times considerados grandes no estado: o Clássico dos Maiorais, entre Galo e Raposa, e o Clássico Emoção, entre Belo e Raposa. Ambos serão disputados na primeira fase, já que Botafogo-PB e Treze estão em um grupo e o Campinense em outro. Se Treze e Botafogo-PB não se encontrarem na semifinal, o Clássico Tradição não será disputado. O regulamento e a tabela da competição serão publicados posteriormente.

globoesporte

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.