Paraibano 2020 vai ter o mesmo formato do torneio deste ano e deve começar no dia 19 de janeiro

Torneio vai novamente ser disputado com dois grupos de cinco, com os clubes de uma chave encarando os times da outra na 1ª fase. Semifinais e finais terão jogos de ida e volta

A proposta da Federação Paraibana de Futebol (FPF) foi aceita pelos clubes da primeira divisão do Campeonato Paraibano, e o estadual de 2020 vai ser mesmo igual ao deste ano. Nesta terça-feira, dirigentes dos 10 clubes que vão disputar o torneio se reuniram num hotel na orla de João Pessoa e definiram que a competição do ano que vem vai ser como a deste ano: com dois grupos de cinco times, com as equipes de uma chave enfrentando as equipes da outra em partidas de ida e volta. A previsão é que o Paraibano comece no dia 19 de janeiro.

Reunião aconteceu em um hotel de João Pessoa — Foto: Vitor Oliveira / GloboEsporte.com

Apesar das outras propostas que os clubes prometiam colocar à mesa no encontro, a repetição da fórmula acabou sendo um consenso. Após a primeira fase, duas equipes de cada grupo avançam para as semifinais, que serão disputadas em partidas de ida e volta. O cruzamento é dentro do grupo. Os dois melhores times do primeiro mata-mata decidem o título em jogos de ida e volta.

Dessa maneira, a competição terá 14 datas. Serão dez datas na primeira fase e quatro para as semifinais e finais. O Grupo A será formado por Botafogo-PB, Treze, Atlético de Cajazeiras, Perilima e Sport-PB. O Grupo B terá Campinense, Sousa, Nacional de Patos, CSP e São Paulo Crystal. Os dois piores times de cada chave serão rebaixados.
Apesar da defesa de Campinense, Treze e Botafogo-PB pelos pontos corridos de todos contra todos, para que todos os clássicos fossem obrigatoriamente disputados, os times acabaram concordando com a manutenção da fórmula deste ano.

Assim, apenas dois clássicos estão garantidos entre os três times: o Clássico dos Maiorais, entre Galo e Raposa, e o Clássico Emoção, entre Belo e Raposa. Ambos serão disputados na primeira fase, já que Botafogo-PB e Treze estão em um grupo e o Campinense em outro. Se Treze e Botafogo-PB não se encontrarem na semifinal, o Clássico Tradição não será disputado. O regulamento e a tabela da competição serão publicados posteriormente.

globoesporte

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.