Botafogo-PB quer Paraibano com oito clubes e mais clássicos, mas projeta mudança só para 2021

Presidente do clube, Sérgio Meira prefere modificações na fórmula de disputa no estadual

O Botafogo-PB não aprova o formato atual do Campeonato Paraibano. Nos últimos anos, o torneio tem sido disputado em dois grupos de cinco, com os times de uma chave encarando as equipes da outra, para que a competição tenha menos datas de disputa e termine antes do início do Campeonato Brasileiro. Dessa maneira, sempre um dos principais clássicos do estado não é disputado na primeira fase. Por conta disso, o clube é a favor de que o Paraibano seja disputado por oito clubes, dois a menos do que atualmente. Segundo o presidente do Belo, Sérgio Meira, com menos equipes, fica mais fácil organizar uma competição com todos os clássicos.

Dirigente projeta mudanças só para 2021 — Foto: Reprodução / TV Belo

Apesar da vontade e da força política do Botafogo-PB, a tendência é que a fórmula deste ano seja repetida para o ano que vem. Até porque, segundo o Estatuto do Torcedor, um regulamento tem que ter uma vigência de dois anos. Apenas uma improvável unanimidade dos clubes poderia modificar o sistema de disputa do Paraibano de 2020, que em 2019 teve algumas mudanças em relação ao torneio de 2018.

- O ideal seria voltar os clássicos, mas acredito que só em 2021. Mas queremos que no torneio deste ano (2020) caiam três clubes. E só suba um da segunda divisão. Dessa maneira, para 2021, eu defendo que seja um torneio com oito clubes, com todos jogando contra todos na primeira fase. Os dois primeiros clubes fazem a final em ida e volta. Assim teríamos necessariamente todos os clássicos - avaliou.

Clássico Tradição deste ano só foi disputado na Série C. No estadual, Belo e Galo não se enfrentaram — Foto: Paulo Cavalcanti / Botafogo-PB

Em 2016, por exemplo, por conta da divisão de grupos, o Botafogo-PB não encarou o Treze na primeira fase. Nas fases seguintes, Belo e Galo também não se encontraram. Em 2018, pelo mesmo motivo, foi a vez do Clássico Emoção, entre Botafogo-PB e Campinense, não acontecer na primeira fase. Os dois times, no entanto, se encontraram na final e fizeram duas partidas no torneio. Em 2019, Botafogo-PB e Treze novamente não se defrontaram no torneio estadual.

Está marcado para o dia 29 de outubro o Conselho Técnico do Campeonato Paraibano 2020. O encontro acontece na sede da Federação Paraibana de Futebol (FPF), em João Pessoa, às 15h. A expectativa da FPF é definir já nesta primeira reunião todos os detalhes do regulamento da competição.

globoesporte

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.