Onze medalhistas: todos os paraibanos que foram ao Parapan de Lima subiram ao pódio

Paratletas da Paraíba conquistaram nove ouros, uma prata e um bronze para o Brasil no Peru

Encerrados os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, o Brasil sai da competição com saldo positivo. O país fez história no torneio, conquistando 308 medalhas, ficando na primeira colocação no ranking. E a Paraíba fez por onde contribuir com essa conquista. Todos os representantes do estado retornaram com medalhas. No total, os 11 paraibanos que participaram da competição conquistaram nove ouros, uma prata e um bronze para o Brasil.

- Uma marca impressionante que os paraibanos conseguiram em Lima, nos Jogos Parapan-Americanos, o que mostra o avanço do segmento aqui no estado - disse Jean Azevedo, gerente executivo do para-desporto da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Petrucio Ferreira em ação: atleta conquistou o ouro no Parapan de Lima — Foto: Ale Cabral / CPB

O esporte de maior destaque do Brasil nos jogos foi o atletismo. Com 82 medalhas, a modalidade representou mais de 25% das conquistas do país na competição. E a Paraíba não ficou fora desse número. Representante do estado, Petrúcio Ferreira conquistou o ouro nas provas de 100m e 400m rasos e ainda trouxe uma prata no revezamento 4 por 100m.

Nas outras modalidades, chegaram ao topo os paraibanos Ariosvaldo Fernandes (na corrida com cadeira de rodas), Cícero Valdiran (no lançamento de dardos), a dupla Luan Lacerda e Mateus Costa (no futebol de cinco), Silvana Cardoso (no taekwondo), a dupla Émerson Silva e José Roberto (no goallball), Agtônio Dantas (no vôlei sentado) e Maria Luzineide (no halterofilismo). E o bronze foi conquistado por Ailton de Andrade, no halterofilismo.

Confira os paraibanos medalhistas:

OUROS

Petrúcio Ferreira (atletismo - 100m rasos)

Petrúcio Ferreira (atletismo - 400m rasos)

Ariosvaldo Fernandes (atletismo - corrida com cadeira de rodas)

Cícero Valdiran (atletismo - lançamento de dardo)

Luan Lacerda e Matheus Costa (futebol de 5)

Silvana Cardoso (taekwondo)

Émerson Silva e José Roberto (goalball)

Agtônio Dantas (vôlei sentado)

Maria Luzineide (halterofilismo)

PRATA
Petrúcio Ferreira (atletismo - revezamento 4 x 100m)

BRONZE

Ailton de Andrade (halterofilismo)

Os integrantes das comissões técnicas também brilharam, já que o futebol de cinco do Brasil teve quatro integrantes da Paraíba: o técnico Fábio Luiz, o assistente Josinaldo Costa, o fisiologista Alexandre Sérgio e o fisioterapeuta Halekson Barbosa. Na equipe de goalball feminino, que também conquistou o ouro, mais dois: o técnico Dailton Freitas e o auxiliar Jonatas Castro. Já no atletismo, o treinador Pedro de Almeida e, na natação, modalidade responsável por inúmeras medalhas pelo Brasil, o enfermeiro, Adeilton Dantas.

- Os paratletas da Paraíba demonstraram garra e muita vontade de competir e vencer, pois conseguiram essa grande marca em trazer essas medalhas, concretizando a incrível marca de todos que foram voltar com o objetivo conquistado nesse evento importantíssimo. Além deles, os que trabalharam nas comissões técnicas, embora não tenham o direito a medalha, foram imprescindíveis para esta marca, ressaltou o secretário de esportes, Hervázio Bezerra.

Fonte: globoesporte

Publicidade

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.