Segunda pior campanha do returno e 5ª pior defesa da Série C deixam Botafogo-PB longe do G-4

Sem vencer há um mês, time precisa bater o Confiança para seguir sonhando com o mata-mata

Foto:Raniery Soares / CBN João Pessoa

Mais uma derrota na conta. E o saldo do Botafogo-PB na Série C do Campeonato Brasileiro já é igual quando se compara vitórias e derrotas. São quatro triunfos e quatro reveses. No meio dessas 14 rodadas, seis empates. Um sexto lugar decepcionante para um clube que fez um bom primeiro semestre. Matematicamente ainda é possível a classificação para o mata-mata do acesso. Porém, as possibilidades são cada vez menores a cada rodada que passa. Com a quinta pior defesa de toda a terceira divisão (ao lado do Imperatriz e ABC), o Belo é o vice-lanterna do Grupo A se contado só o returno. Uma péssima segunda parte de campeonato.

Pegando apenas os cinco jogos dessa segunda volta no ponteiro da Série C, o Botafogo-PB somou apenas três pontos. Em três empates. Nenhuma vitória nesse período. Já são, aliás, seis partidas sem saber o que é vencer. Com três pontos, o time só não é pior no returno do que o Santa Cruz, que tem dois, é o lanterna na tabela dos jogos de volta e também se distanciou consideravelmente da classificação.

O aproveitamento do time de Evaristo Piza nesses cinco jogos é de apenas 20%. Aproveitamento, naturalmente, de rebaixado. O principal fator do fracasso da equipe na segunda parte da primeira fase, em termos técnicos, é fácil de identificar.

Botafogo-PB vem acumulando derrotas na Série C — Foto: Josafá Neto

O Botafogo-PB tem a quinta pior defesa da competição. Atrás apenas do Atlético-AC, que sofreu 26 gols, do Treze, que levou 23, e de Santa Cruz e Globo FC, que foram vazados 20 vezes cada e detêm as terceiras piores defesas. Em quinto vêm Botafogo-PB, Imperatriz e ABC, que sofreram 19 gols cada um.

Dos 14 jogos que o Botafogo-PB já disputou na competição, em apenas uma partida o time não foi vazado. Foi diante do Ferroviário, na décima rodada. Apesar disso, não conseguiu a vitória. O duelo começou e terminou em 0 a 0. Por conta dessa irregularidade no setor defensivo, Evaristo Piza fez diversos testes durante a Série C. Nenhum até agora passou confiança.

Por tudo isso dentro de campo, além de problemas fora dele - com até suspensão de atletas de uma rodada importante na competição por opção da diretoria -, já faz mais de um mês que o Botafogo-PB não vence uma partida. O último triunfo foi diante do Treze, por 4 a 2, no dia 24 de junho, na nona rodada, a última das partidas de ida.

A última vitória foi há pouco mais de um mês, diante do Treze, por 4 a 2 — Foto: Paulo Cavalcanti / Botafogo-PB

Para se classificar para o mata-mata do acesso, o Botafogo-PB precisa fazer seu cálculo baseado nas últimas edições da Série C. Se vencer os quatro jogos que faltam, o Belo soma 12 pontos e encerra a fase com 30. De 2014 para cá, quando a competição teve sempre 10 clubes em cada chave, no Grupo A, apenas em 2015 o classificado em quarto lugar tinha mais de 30 pontos - naquela ocasião, o Confiança passou de fase com 31 pontos.

Com nove ou 10 pontos somados nos últimos quatro jogos, a classificação vai depender mais ainda de combinações de resultados. O próprio Evaristo Piza, aliás, admite que, se não vencer o Dragão, o time vai passar a travar uma luta pela permanência.

O primeiro passo, no entanto, para seguir brigando pela classificação precisa ser dado. E a esperança da torcida é que seja contra o Confiança, no domingo, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. O duelo, válido pela 15ª rodada da Série C, está marcado para as 18h.

Fonte: globoesporte

Publicidade

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.