Treze precisa somar mais 11 pontos para escapar da queda na Série C; entenda a matemática

Mesmo com a vitória conquistada diante do Santa Cruz nessa quinta-feira o Galo permanece na nona colocação do Grupo A, dentro do Z-2 da competição nacional

A situação do Treze na Série C do Brasileironão é nada fácil. Mesmo com a vitória conquistada nessa quinta-feira diante do Santa Cruz por 2 a 0 o Galo permanece na nona colocação, dentro da zona de rebaixamento da competição nacional e depende de uma combinação de resultado das equipes adversárias para sair do Z-2.

Galo está fazendo as contas para escapar da queda na Série C — Foto: Ramon Smith / Treze

O GloboEsporte.com fez uma análise das últimas cinco temporadas da terceira divisão do Campeonato Brasileiro e calculou quantos pontos o Alvinegro da Borborema precisa para escapar da queda.

De acordo com as últimas cinco edições da Série C do Campeonato Brasileiro, a maioria das equipes - 80% - que tiveram 20 ou mais pontos escaparam do rebaixamento. Enquanto que os times que somaram mais que 27 conseguiram conquistar uma vaga no G-4 da competição.

Se o retrospecto se repetir, o Treze vai precisar somar pelo menos mais 11 pontos para se livrar da queda. Restando oito rodadas para o fim da competição, o Galo tem três possíveis combinações de resultados para alcançar a pontuação mínima: quatro vitórias e quatro derrotas, três vitórias, três empates e duas derrotas, duas vitórias e seis empates.

Treze ocupa a nona colocação do Grupo A da Série C — Foto: Paulo Cavalcanti / Botafogo-PB

Mas, vale ressaltar que houve algumas situações em que os times atingiram essa média e mesmo assim foram rebaixados. De 2014 para cá, 20% das equipes caíram com 20 ou mais pontos. Foram os casos do São Caetano, em 2014; América-RN, em 2016; Moto Club, em 2017 e Tupi em 2018.

A matemática fica ainda mais complicada para o Alvinegro da Borborema se for pensarmos em G-4. O time tem que ganhar no mínimo seis partidas e conquistar um empate para alcançar a média. Mas, também houve situações em que as equipes somaram mais de 27 pontos e mesmo assim ficaram de fora: América-RN, Juventude e Guarani em 2015, com 29 pontos; e o Tombense e o Ypiranga em 2017, com 29 e 28 pontos, respectivamente.

O primeiro desafio do Treze nesta série de oito jogos será apenas na próxima semana, contra o ABC. Até lá, o Galo terá sete dias para se preparar, e poderá contar com três novos reforços: o meia Bismarck, o lateral-direito Caio Henrique e o zagueiro Betão, todos recém-contratados para a sequência da Série C.

O Galo encara o ABC no próximo sábado, às 17h, no Estádio Frasqueirão, em confronto válido pela décima primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série C.

Fonte: globoesporte

Publicidade

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.