STJD libera Auto Esporte para disputar a 2ª divisão do Campeonato Paraibano

Recurso do clube pessoense foi julgado nesta sexta-feira, e o tribunal deu provimento, autorizando, assim, o time a disputar a divisão de acesso do estadual neste ano

O Auto Esporte está de volta ao futebol profissional. Devidamente liberado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Macaco vai poder disputar a 2ª divisão do Campeonato Paraibano neste ano. O recurso do clube no STJD foi deferido nesta sexta-feira e a punição imposta ao time, por conta de uma ação na Justiça Comum, de banimento no futebol profissional, foi revogada.

Com isso, Auto Esporte e Desportiva Guarabira, que juntos entraram com uma ação na Justiça a fim de se garantir na elite do futebol paraibano neste ano, vão poder volta às atividades profissionais. Os dois clubes já demonstraram interesses de jogar a Segundona do estadual.

Julgamento aconteceu no STJD, no Rio de Janeiro — Foto: Davi Barros

Eles entraram com ações nas justiças desportiva e comum, alegando que os dois times não poderiam cair de divisão em o campeonato que foi marcado por supostos escândalos de manipulação de resultados. Em 2018, dirigentes de clubes paraibanos foram flagrados em escutas telefônicas em que buscavam direcionar sorteios de arbitragem e pressionavam árbitros para ajudarem seus times.

Após investigação da Polícia Civil e Ministério Público da Paraíba, árbitros e dirigentes foram denunciados por crimes como organização criminosa, falsidade ideológica e estelionato. Alguns foram banidos do futebol pelo STJD. Por conta de todo esse contexto, Auto Esporte e Desportiva pediram os rebaixamentos de Botafogo-PB e Campinense, os clubes mais envolvidos nas acusações.

Helamã Nascimento, presidente Auto Esporte, já pode começar a tocar o trabalho no departamento de futebol — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

O STJD, no entanto, acabou punindo Auto Esporte e Desportiva por terem entrado na Justiça Comum antes de esgotadas as instâncias desportivas.

Com a liberação jurídica, o Auto Esporte agora pode começar o seu planejamento. Segundo o presidente do clube, Helamã Nascimento, o Alvirrubro já tem jogadores e um técnico contatados para a formação do novo elenco. A expectativa é que a divisão de acesso comece a ser disputada no dia 18 agosto.

Fonte: globoesporte

Publicidade

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.