Botafogo-PB e Globo FC vão fazer apenas o terceiro jogo oficial na história do confronto

Alvinegro e Tricolor se enfrentaram na Série C do ano passado, com dois empates em 1 a 1, nas primeiras partidas oficiais entre as equipes. No domingo, o 3° capítulo dessa história será escrito

Foto: Pedro Alves/GloboEsporte.com

Botafogo-PB e Globo FC não é bem um confronto tradicional no futebol nordestino. Afinal, o time de Ceará-Mirim foi fundado em 2012 e só chegou à Série C do Campeonato Brasileiro no ano passado. Ou seja, oficialmente, paraibanos e potiguares se enfrentaram apenas duas vezes, com dois empates em 1 a 1. Neste domingo, no Estádio Almeidão, às 18h, pela sétima rodada do Grupo A da Terceirona de 2019, os clubes voltam a duelar naquele que será o terceiro capítulo dessa jovem história.

O primeiro confronto entre as equipes foi no dia 4 de junho de 2018. Na ocasião, tanto o Botafogo-PB quanto o Globo FC entraram pressionados no gramado do Estádio Almeidão, na capital paraibana. O time potiguar saiu na frente, marcando com Romarinho. O Belo empatou com Marcos Aurélio, de pênalti. O jogo morno terminou empatado e, um dia após aquele resultado, o técnico Leston Júnior pediu demissão e deixou o comando do Alvinegro da Estrela Vermelha.

Botafogo-PB e Globo FC se enfrentaram no Almeidão em junho do ano passado — Foto: Nádya Araújo/Botafogo-PB

Meses mais tarde, os times voltaram a se enfrentar, agora pelo segundo turno da fase de grupos da Série C. No Estádio Barretão, a mesma coisa da ida aconteceu, com o Globo FC abrindo o placar em gol de Reinaldo, e o Botafogo-PB empatando em tento marcado pelo atacante Nando. Ao fim da edição 2018, o Belo seguiu para a disputa do mata-mata do acesso, perdendo para o Botafogo de Ribeirão Preto, e o Tricolor terminando fora do G-4 e também da zona de rebaixamento.

O segundo encontro oficial entre o Tricolor e o Alvinegro aconteceu no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, com um novo empate em 1 a 1 — Foto: Rhuan Carlos/Globo FC

Assim como na temporada passada, em 2019, a ordem dos confrontos terá o Almeidão como palco do turno, e o Barretão como o local do returno. Após seis rodadas, o Botafogo-PB ocupa a quarta colocação no Grupo A, tem nove pontos somados, enquanto o Globo FC está em sétimo, com sete pontos acumulados.

Igualdade até em jogo-treino

Se oficialmente Botafogo-PB e Globo FC se enfrentaram duas vezes, a primeira vez em que os paraibanos e potiguares se encontraram foi no ano de 2014, quando as equipes se prepararam para a temporada de 2015. O jogo-treino, realizado no Estádio Tomazão, em João Pessoa, terminou em 2 a 2.

Globo FC x Botafogo-PB, no Estádio Barretão, pela pré-temporada de 2015 — Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com

O curioso, além de mais um empate, é que justamente o Globo FC saiu na frente duas vezes no jogo-treino, uma vez no primeiro tempo e a outra na segunda etapa.

Já em 2015, Globo FC e Botafogo-PB fizeram mais um jogo-treino, agora no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim. Diante do retrospecto, o resultado não é lá um mistério. A partida terminou empatada em 0 a 0 num duelo para lá de polêmico, mesmo sem ser oficial.

Sem nunca ter tido um vencedor, Botafogo-PB e Globo FC vão ter uma nova oportunidade neste domingo. Às 18h, em João Pessoa, o Almeidão vai receber as equipes para o jogo válido pela sétima rodada da Série C. De um lado está o Belo, campeão paraibano, comandado por Evaristo Piza, do outro, está a Águia, do técnico Higor Gomes.

Fonte: globoesporte

Publicidade

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.