Paraibano 2019 vai ter o clássico dos Maiorais e o Emoção na primeira fase, mas não o Tradição


A partir do sorteio dos times, estão garantidos os duelos Campinense x Treze e Botafogo-PB x Campinense ainda na fase de grupos. Belo x Galo, contudo, corre risco de não acontecer

O futebol paraibano conheceu na noite desta segunda-feira(10) os grupos da edição 2019 do campeonato estadual. Em um evento realizado em uma boate de João Pessoa, os 10 times da disputa foram separados em duas chaves, com cinco cada. A distribuição das equipes impede que haja o Clássico Tradição, entre Botafogo-PB e Treze, já na primeira fase, mas garante outros clássicos, como o dos Maiorais, entre Campinense e Treze, e o Emoção, entre Botafogo-PB e Campinense. E ainda bons confrontos sertanejos. O Campeonato Paraibano começa no dia 12 de janeiro.

Grupos do Campeonato Paraibano foram definidos através de sorteio direcionado — Foto: Cisco Nobre / GloboEsporte.com

A noite teve início com a confraternização entre vários representantes do futebol paraibano, fossem dirigentes da Federação ou dos clubes, fossem convidados ou profissionais da imprensa. E, após algumas falas oficiais, como a da presidente Michelle Ramalho, e de algumas homenagens, como a Hulk, que é o embaixador da competição, logo chegou o momento mais esperado por todos: a definição de quais seriam os dois grupos do Campeonato Paraibano.

O sorteio foi dirigido. De antemão, desde a primeira reunião do Conselho Técnico sobre o estadual, já estava decidido e anunciado que Campinense e Treze ficariam em grupos separados para garantir que o Clássico dos Maiorais acontecesse ainda na fase de grupos. Os arquirrivais ficarem separados seria imprescindível para ter o clássico, já que, de acordo com o regulamento da competição, na primeira fase os times de uma chave enfrentam apenas os da outra. Mas o direcionamento do sorteio foi além.

Presidente Michelle Ramalho está prestes a viver o seu primeiro Paraibano sob a sua administração — Foto: Lucas Barros / TV Cabo Branco

Foram formadas duplas, compostas sempre por times que estariam necessariamente em grupos distintos. As duplas foram as seguintes: Sousa e Atlético-PB; Nacional de Patos e Esporte de Patos; Serrano-PB e Perilima; Treze e Campinense (como já era esperado); e Botafogo-PB e CSP.

E os grupos foram sendo formados: o Dinossauro foi para o Grupo A e o Trovão Azul foi para o Grupo B; o Canário caiu no A e o Patinho caiu no B; o Lobo da Serra no A e a Águia de Campina no B; o Galo no A e a Raposa no B; o Belo no A e o Tigre no B. As duas chaves, então, ficaram compostas assim:

GRUPO A:

Sousa
Nacional de Patos
Serrano-PB
Treze
Botafogo-PB

GRUPO B:

Atlético-PB
Esporte de Patos
Perilima
Campinense
CSP

De acordo com o regulamento do Paraibano 2019, já previamente definido, os cinco times de um grupo vão enfrentar na primeira fase apenas os cinco do outro, em jogos de ida e volta, totalizando 10 rodadas. Ao fim dessa primeira parte da competição, o último colocado de cada chave estará rebaixado e os dois primeiros avançarão para as semifinais. Nesse primeiro mata-mata, o cruzamento será dentro do mesmo grupo, ou seja, 1ºA x 2ºA e 1ºB x 2ºB, também em jogos de ida e volta. Os dois vencedores dessa fase se enfrentarão na grande decisão, novamente em duas partidas.

Com os times assim distribuídos, estão garantidos na primeira fase alguns clássicos: o dos Maiorias, entre Campinense e Treze; o Emoção, entre Botafogo-PB e Campinense; e dois grandes jogos do Sertão, entre Atlético-PB e Sousa e entre Esporte e Nacional, que ainda carregam entre si a rivalidade de Patos. Em contrapartida, o Clássico Tradição, entre Botafogo-PB e Treze, pode nem acontecer até o fim da disputa.

É que, como estão no mesmo grupo, o A, Belo e Galo não vão se enfrentar na primeira fase. E, se um dos dois não se classificar para as semifinais, então o estadual vai acontecer sem um confronto sequer entre esses dois tradicionais rivais. Vale lembrar, no entanto, que Botafogo-PB e Treze vão se enfrentar duas vezes mais à frente, desta vez pela Série C do Campeonato Brasileiro.

Agora que os grupos estão definidos, a Federação deve divulgar nos próximos dias a tabela completa da competição. Até o momento, a entidade só havia tornado pública - dentro do prazo exigido pelo Estatuto do Torcedor - um "esqueleto" da tabela. Mas agora o cronograma de jogos já pode ser montado. O Campeonato Paraibano começa no dia 12 de janeiro e a final está prevista para 21 de abril.

globoesporte.globo

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.