Metade dos clubes que vão disputar o Paraibano 2019 já tem seus técnicos confirmados


Expectativa é que o estadual comece no início de janeiro e, pensando nisso, os times já se articulam para dar a largada na pré-temporada. As 10 equipes da disputa já estão confirmadas

Foto :Aldo Carneiro/Pernambuco Press

A praticamente dois meses para o início do Campeonato Paraibano de 2019, cinco dos 10 clubes confirmados na disputa já possuem os seus treinadores definidos. São os casos do trio de ferro, Botafogo-PB, Campinense e Treze, do Serrano-PB, que vai viver um dos anos mais importantes de sua história, e do Sousa, que manteve o treinador com o qual encerrou o estadual nesta temporada.

Dos três gigantes do futebol do estado, apenas o Botafogo-PB vai manter o técnico que comandou o time até o fim deste ano. Evaristo Piza, por sinal, vai iniciar a preparação do Belo com moral entre os torcedores, porque nesta temporada não só conseguiu recuperar o elenco como quase colocou o time na Série B do Brasileirão.

Francisco Diá retorna ao Campinense em busca de devolver o clube para o topo do estado — Foto: Samy Oliveira/Campinense

Enquanto isso, o Campinense, que teve Celso Teixeira e Ruy Scarpino em 2018, vai apostar num velho conhecido para o ano que vem. É que o experiente Francisco Diá, bicampeão paraibano pelo clube em 2015 e 2016, está de volta e promete montar um time bastante competitivo para devolver a Raposa ao topo.

Já o Treze, que conseguiu o acesso para a terceira divisão nacional em 2019, não conseguiu manter Flávio Araújo para a próxima temporada. E, diante disso, a diretoria alvinegra apostou em Maurílio Silva, um jovem treinador que chega pela primeira vez ao futebol paraibano.

Sai Flávio Araújo, chega Maurílio Silva (foto). O Treze vai ter novo comandante na temporada — Foto: Ramon Smith/Treze

Além do Trio de Ferro, o Serrano-PB e o Sousa já confirmaram os seus treinadores. O Lobo da Serra, terceiro colocado no estadual deste ano, vai novamente ser comandado por Luciano Silva. Já o Dinossauro anunciou Jazon Vieira, que, curiosamente, também foi o técnico do Alviverde sertanejo no último Campeonato Paraibano.

Enquanto metade dos times já estão adiantados, com seus treinadores confirmados, os demais ainda correm atrás. São os casos do Atlético de Cajazeiras e o CSP. Porém, no Trovão, há informações de que Ederson Araújo já está apalavrado com o clube e, no Tigre, é provável que Josivaldo Alves, nome forte do clube, ou Léo Oliveira, técnico nesta temporada, assuma o comando.

Jazon Vieira volta ao Sousa para a próxima temporada — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Outros três clubes ainda não possuem uma confirmação sobre o comando para o ano que vem: o Nacional de Patos e os dois que conquistaram recentemente o acesso, Esporte de Patos e Perilima. O Naça foi comandado por Marcos Nascimento na elite deste ano. Depois, o técnico foi para o Esporte na 2ª divisão e recolocou o time na 1ª divisão. Para o próximo ano, ele deve trabalhar num dos dois clubes; resta saber qual. Já a Perilima, comandada dentro das quatro linhas pelo treinador mexicano Ricardo Campos, também vai disputar a elite, mas, como ainda tem a final da 2ª divisão - contra o Esporte de Patos - pela frente, só deve definir se mantém o técnico após a conclusão da divisão de acesso.

À mercê dos 10 clubes já definidos para a disputa da 1ª divisão do ano que vem, o Sport Lagoa Seca ainda tenta, na Justiça Desportiva, eliminar a Perilima e voltar a ter chance de acesso. O entendimento do Carneiro é que a Águia de Campina Grande infringiu o regulamento da competição ao escalar o meia Brenno Yuri de forma irregular. O clube de Lagoa Seca tenta levar o caso a julgamento, mas o procurador do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB) já solicitou o arquivamento da denúncia.

Luciano Silva vai comandar novamente o Serrano-PB, em um ano importante para o Lobo da Serra — Foto: Reprodução/ TV Paraíba

O Campeonato Paraibano 2019

Apesar da expectativa, ainda não há uma data confirmada para o início do estadual de 2019. Mas a reunião do Conselho Arbitral já está agendada para esta terça-feira. A Federação Paraibana de Futebol (FPF) e os clubes vão se reunir para começar a definir os moldes da competição e vão comptar com a presença do diretor de competições da CBF, Manoel Flores, para auxiliar nesse processo.

Este vai ser o primeiro Campeonato Paraibano no qual a nova presidenta da FPF, Michelle Ramalho, vai organizar — Foto: Reprodução / TV Cabo Branco

globoesporte

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.