Antônio Pizzonia lamenta não ter ido tão longe na Fórmula 1: "Sonho de qualquer piloto"


Piloto fez a sua estreia na principal categoria do automobilismo em 2003, mas ficou apenas por dois anos. Atualmente, ele está de volta às origens, no kart, e disputa o Mundial na Paraíba

O Brasil teve até hoje 31 pilotos competindo na Fórmula 1. Nesta lista está Antônio Pizzonia, que fez a sua estreia em 2003. E, 15 anos após pilotar pela primeira vez uma máquina na principal categoria do automobilismo mundial, o amazonense lamenta não ter ido tão longe nesse segmento.

Antônio Pizzonia fez a estreia na Fórmula 1 em 2003 — Foto: Divulgação/Circuito Paladino

Ao todo, Pizzonia teve 20 participações na F1. Ele começou na extinta equipe Jaguar e chegou a ser contratado como piloto de testes da Williams, substituindo o alemão Ralf Schumacher em algumas provas durante a recuperação do alemão após grave acidente na temporada de 2004. O seu último ano foi em 2005.

- Acho que é um sonho de qualquer piloto. Obviamente que gostaria de ter alcançado coisas maiores lá dentro. Mas acho que sonhei desde pequeno em ser piloto de Fórmula 1 e consegui ser um dos poucos que o Brasil teve. É uma honra muito grande - comentou.

Antonio Pizzonia, na Williams, em 2004 — Foto: Getty Images

Aos 38 anos, o piloto aproveita para voltar às origens. Campeão brasileiro de kart em 1996, Pizzonia está disputando o Campeonato Mundial da categoria no Brasil. A competição está sendo sediada no Circuito Paladino, na cidade do Conde, na Paraíba, e acontece pela primeira vez na América do Sul.

- O kart é a base tudo, onde todo mundo aprende os primeiros passos. Sempre procuro dizer que tudo que você aprende no kart acaba levando para o resto da vida. Proporcionalmente, as coisas são diferentes de um Fórmula 1, mas a base é a mesma. Tudo que aprendi no kart, quando estava na Fórmula 1, usei igual. Continuo até hoje. O kart é a melhor escolha de todas - disse.

No primeiro dia de treinos livres do Mundial de Kart, na última segunda-feira, Pizzonia liderou a tomada de tempo na categoria DD2 Masters. Nesta quinta-feira, os pilotos já estão na disputa da fase classificatória.

Piloto volta às origentes no Campeonato Mundial de Kart, na Paraíba — Foto: Divulgação

globoesporte.globo

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.