Campeonatos estaduais de 2019 começam em janeiro e seguem até abril


A Confederação Brasileira de Futebol já divulgou o calendário para 2019, e os clubes já podem fazer um planejamento para a próxima temporada. A exemplo deste ano, com a Copa do Mundo, em 2019 haverá a Copa América, que mexerá com o calendário. A temporada vai começar oficialmente no dia 20 de janeiro, com os campeonatos estaduais, que terão 18 datas, até o dia 21/04. Este ano, alguns campeonatos começaram mais cedo, como o Paraibano por exemplo, que começou logo na primeira semana de janeiro e isto pode se repetir em 2019.

Para Botafogo e Campinense, representantes da Paraíba na Copa do Brasil, a competição terá 20 datas, começando no dia 6 de fevereiro e terminando no dia 11 de setembro. Na primeira divulgação da CBF, não inclui a Copa Nordeste, que provavelmente será disputada apenas no primeiro semestre, paralelamente com os campeonatos estaduais, como era antes.

Este ano, a Copa Nordeste se estendeu um pouco mais, entrando pelo segundo semestre, mas em termos de público, a competição caiu bastante. Segundo dados do site srgoool, em 2017, o público total da competição chegou a 442 mil e 17 pessoas, o que deu uma média de 5 mil 973 pagantes por partida. Este ano, com o aumento do período, o público total diminuiu para 298 mil 978 pagantes, com uma média de 4 mil 246 pessoas por partida.

A competição será transmitida agora pela SBT, que está investindo alto no campeonato. Apesar da diminuição do público, a Copa Nordeste continua muito lucrativa para os clubes da região, que receberão pela participação, no mínimo R$ 510 mil. O Botafogo será o único representante da Paraíba, na competição regional.

O Campeonato Brasileiro da Série C, que em 2019 terá a participação dos paraibanos Botafogo e Treze, será iniciado no dia 28 de abril e se estenderá até o dia 6 de outubro, com 24 datas. Já a Série D, que terá o Campinense e o Serrano, só começará no dia 5 de maio. Com 16 datas, a competição vai até o dia 18 de agosto.

pbagora

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.